quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como configurar placas de video da NVIDIA

Pessoal aprenda a configurar sua placa de vídeo da marca Nvidia. E tirar o melhor proveito dos seus jogos preferidos. Acompanhem a explicação abaixo.


Atualize o visual de seus jogos mais antigos com as opções dos drivers NVIDIA!

Muitas vezes os jogadores que se dedicam aos jogos mais modernos e badalados podem acabar se esquecendo daqueles títulos clássicos, que marcaram época e que talvez tenham sido, inclusive, o motivo pelo qual o jogador se interessou no mundo dos games. Mas, como atualmente a beleza gráfica de um lançamento é um parâmetro extremamente importante para determinar a reação da crítica e do público, aqueles jogos mais antigos, com um visual simples, mas uma jogabilidade interessante, muitas vezes acabam ficando esquecidos.

Junto com os mais recentes drivers da linha GeForce, a NVIDIA fornece para seus usuários o software NVIDIA Control Panel, que permite a customização de alguns parâmetros de vídeo, como suavização, quantidade de cores, resolução e número de monitores. As configurações se aplicam normalmente a todos os aplicativos, mas existe também a opção de aplicar as propriedades de vídeo a programas específicos, e com as opções gráficas disponíveis, aqueles jogos mais antigos podem se aproximar visualmente dos títulos mais modernos.

int1

É muito fácil acessar o aplicativo: basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer espaço vazio da sua área de trabalho, e então escolher a opção NVIDIA Control Panel. O programa leva o usuário diretamente para um menu que habilita automaticamente todas as opções de acordo com as suas preferências, fornecendo uma escolha entre qualidade e performance.
Estas duas seleções providenciam um conjunto de configurações pré-programadas, que não podem ser alteradas pelo usuário a partir daquele menu. Para determinar propriedades mais avançadas e específicas, há uma outra janela, acessível através das opções disponibilizadas no lado esquerdo da tela do programa. Sob a categoria 3D Settings, há a categoria Manage 3D Settings, que oferece dezenas de parâmetros específicos para aplicativos em 3D.

Nesta categoria, são disponibilizadas duas abas: Global Settings e Program Settings. A da esquerda permite que o usuário configure opções gerais, que se aplicarão a todos os programas utilizados, desde aplicativos normais até jogos. A opção da direita fornece uma lista de todos os softwares instalados que são reconhecidos pelo programa. Desta forma, configurações de vídeo podem ser individualizadas para cada um dos programas selecionados.

int2

Para um usuário padrão, algumas das opções mais complexas não são realmente interessantes. Provavelmente, o aspecto mais importante deste painel de controle para a maior parte dos usuários é a possibilidade de atualizar os gráficos de games mais antigos, que ainda não disponibilizavam técnicas de filtragem, como anti-aliasing ou filtro anisotrópico. Também é possível alterar as definições de qualidade de texturas, além de outros parâmetros.

Existem duas maneiras de configurar tais opções: uma delas é alterar as opções globais, para aplicar os processos escolhidos a todos os programas utilizados. Obviamente, isto pode gerar alguns problemas. Uma situação indesejável poderia acontecer, por exemplo, se o usuário tem no mesmo computador games antigos e modernos e, enquanto o anti-aliasing pode melhorar muito o visual de um jogo como o primeiro Half-Life, vai certamente prejudicar demais a performance de um game exigente, como Crysis.

A outra maneira é escolher na aba de opções de programas o jogo específico a ser melhorado, e então configurar as possibilidades de filtragem conforme necessário. A vantagem deste processo é que torna muito mais simples a configuração de games individuais, pois automatiza as seleções específicas para cada jogo. O usuário pode, por exemplo, aplicar anti-aliasing 2x em um game pesado, e 4x com filtragem anisotrópica em outro mais leve, sem ter que alterar as opções globais. Caso o jogo desejado não esteja na lista, basta clicar no botão Add, e então encontrar o arquivo executável correspondente.

centro1

Outra opção bastante interessante é a que permite a alteração do processo de filtragem de texturas. O usuário pode escolher entre quatro alternativas, entre alta qualidade e alta performance. Quem quer que seus jogos fiquem bonitos mas não se importa com uma pequena queda na taxa de quadros por segundo deve optar pela alta qualidade, enquanto que os mais exigentes com desempenho de seus games devem tentar encontrar uma definição mais confortável, que equilibre beleza e jogabilidade.

A NVIDIA é uma das duas gigantes do mercado de hardware, no que diz respeito a processamento visual. Essa posição de destaque na indústria não é à toa, pois assim como a ATI, sua maior concorrente, a empresa trabalha constantemente para oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível com seus jogos. O que poucos sabem, infelizmente, é que essa qualidade não se aplica apenas aos títulos modernos e exigentes: aqueles games antigos, que marcaram época, mas agora estão na gaveta, podem voltar à sua posição de destaque.

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�