quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

LISTA DE DRIVER DE PLACAS MÃE DA ASUS

A7N266-VM
A7V8X-MX

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dual Core vs. Core 2 Duo



Eu sei que essa dúvida já é velha, mas ela continua forte na cabeça de muita gente.

Dual Core = é uma evolução do famoso Pentium 4(Que foi um excelente Processador).
Core 2 duo = é um novo processador com uma arquitetura(engenharia) que trouxe novos recursos.

O Pentium Dual Core é o modelo intermediário da empresa de hardware Intel. Os Pentium Dual Core conhecidos atualmente possuem o núcleo baseado na arquitetura Core 2 Duo fabricada pela Intel. A Intel achou necessário “reviver” a marca Pentium novamente. Um modelo de processador, que de 2002 a 2006 foi fabricado, possuia a mesma nomenclatura, sendo o Pentium D, com núcleo duplo, mas diferenciando-se dos atuais por utilizar a arquitetura Netburst, demasiadamente lenta se comparada com a atual, a Core 2.




A maior diferença é a dissipação térmica, ou aquecimento, que na Netburst, a mais primitiva das duas, iam a altos 135 watts, fato que se deve ao processso de fabricação dos processadores, de 150 nanômetros a 90 nanômetros, destacando-se os Core 2 são, fabricados em 65 e 45 nanômetros, sendo este último valor pertencente ao núcleo Wolfdale, e possui cache L2 de 2MB, 800MHz de FSB e diferencia-se do topo de linha dos Pentium-D que possuiam até 4MB de cache, mas o mesmo barramento FSB (freqüência). (Para maiores informações consulte ambas seções que possuem um maior detalhamento sobre a arquitetura eletrônica dos chips de processador: Netburst ou Core 2).


Em sua essência os Pentium Dual Core eram apenas processadores que saiam de fábrica como meros Pentium tradicionais, conforme já foi citado, os Pentium D, que eram dois núcleos também.


A necessidade foi vista pela Intel em 2006 para jogar novamente o nome do Pentium no mercado, lançando os processadores que incluiam no mínimo uma freqüência mínima de 1.6GHz, introduzindo em junho de 2006 o primeiro modelo da marca, o Pentium Dual Core E2140. Ao empregar então o núcleo duplo, diversas revisões foram feitas em relação aos antigos Pentium D Dual Core, introduzindo-se novos comandos para os processadores e incluindo um aparente ganho de performance em relação a geração anterior, não sendo “tão bom quanto um Athlon 64 FX, e nem ao menos os Core 2 Duo, devido ao cache L2 capado a 1MB em relação aos 2MB mínimos (na época os processadores Core 2 Duo com núcleo Conroe, lançados também em 2006)”.



Os Dual core possuiam um FSB, ou Front Side Bus, de 533MHz a 800MHz efetivos, diferenciando-se dos Core 2 Duo que vão de 800MHz à até mesmo 1333MHz efetivos, que não são os modelos de entrada da Intel.

Após algum tempo os Dual Core passaram a ser fabricados sobre a nomenclatura E2xxx, o que representa que a arquitetura Netburst dos antigos Pentium 4 empregadas, o que chamamos então de sobra-de-estoque, não mais foram empregadas na fabricação dos Dual Core (os Pentium Dual Core) e passaram a se chamar Pentium Dual Core E21xx, sendo o modelo de entrada o E2140 com freqüência de 1.6GHz em ambos os núcleos e uma capacidade de cache-L2 de apenas 1MB que utiliza o mesmo núcleo que o Celeron mais barato da categoria Intel, só que com a diferença de que possui dois núcleos, o Dual Core, ao invés de apenas um.

Saiba qual a diferença entre Core 2 Duo e o Core I3.

O CORE 2 DUO é uma família de processadores da INTEL que tem como característica a utilização de dois núcleos integrados e Hyper Threading.

Há modelos com tecnologia de 45 Nm (nanometros) e 65 Nm com barramento frontal (FSB) de 800 MHZ a 1.333 MHZ.


O modelo E8600 que é o TOP da linha tem velocidade de clock de 3,33 Ghz, FSB de 1.333 Mhz e cache (memória dedicada) L2 de 6MB.




O I3 é o novo processador da INTEL e que tem nova tecnologia associada.
Esse novo processador abandonou a arquitetura FSB e até o soquete da placa mãe é diferente (FCLGA1156).


A tecnologia é de 32 Nm baseados na arquitetura Westmere (derivada da família do Nehalem). Há duas linhas de processadores o Clarkdale, para desktops e o Arrandale para notebooks.
Esses processadores podem endereçar até 16 GB de memória DDR3 de 1066 Mhz ou 1333 Mhz.
O I3 tem dois modelos: o I3-530 de 2,93 Ghz e o I3-540 de 3,06 Ghz, ambos tem dois núcleos e cache L2 de 4 MB.

Além de uma série de novas tecnologias que vão aumentar a velocidade para gráficos e cálculos.
Em resumo, a nova família é revolucionária e vai acabar com os Core 2 duo, Quad Core e com as motherboard com soquete LGA775.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Lançamento do 3dMark 2011 1.0.0.0

O 3DMark é uma ferramenta de benchmark ou seja de teste de desempenho.
Ele realiza uma série de testes gráficos para avaliar sua placa de video e também seu processador.


3DMark 11 é a versão recente da referência mais popular do mundo para testar a performance gráfica dos PCs para games.


Agora projetado para testar todo o poder da tecnologia DirectX 11 sobre o Windows Vista e 7, o 3DMark 11 inclui seis novos testes de benchmark. Esta versão se trata da “Basic” e acompanha algumas limitações nas ferramentas.


Atualizando esta versão básica para a “Advanced”, que custa 20 dólares, desbloqueia todas as predefinições, referência looping, configurações personalizadas, armazenamento online ilimitado para os resultados, gestão de resultados online e muitos outros recursos para realizar um teste mais bem elaborado e preciso .


Licença: Grátis para testes

Roda em: Windows Vista e 7
Requerimentos: CPU 1.8GHz dual-core, 1GB de memória, 1.5GB livre em disco DirectX 11 e Placa de vídeo compativel.

Link direto
Download 282MB

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Curso Grátis Aprendendo SolidWorks 2009

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como configurar placas de video da NVIDIA

Pessoal aprenda a configurar sua placa de vídeo da marca Nvidia. E tirar o melhor proveito dos seus jogos preferidos. Acompanhem a explicação abaixo.


Atualize o visual de seus jogos mais antigos com as opções dos drivers NVIDIA!

Muitas vezes os jogadores que se dedicam aos jogos mais modernos e badalados podem acabar se esquecendo daqueles títulos clássicos, que marcaram época e que talvez tenham sido, inclusive, o motivo pelo qual o jogador se interessou no mundo dos games. Mas, como atualmente a beleza gráfica de um lançamento é um parâmetro extremamente importante para determinar a reação da crítica e do público, aqueles jogos mais antigos, com um visual simples, mas uma jogabilidade interessante, muitas vezes acabam ficando esquecidos.

Junto com os mais recentes drivers da linha GeForce, a NVIDIA fornece para seus usuários o software NVIDIA Control Panel, que permite a customização de alguns parâmetros de vídeo, como suavização, quantidade de cores, resolução e número de monitores. As configurações se aplicam normalmente a todos os aplicativos, mas existe também a opção de aplicar as propriedades de vídeo a programas específicos, e com as opções gráficas disponíveis, aqueles jogos mais antigos podem se aproximar visualmente dos títulos mais modernos.

int1

É muito fácil acessar o aplicativo: basta clicar com o botão direito do mouse em qualquer espaço vazio da sua área de trabalho, e então escolher a opção NVIDIA Control Panel. O programa leva o usuário diretamente para um menu que habilita automaticamente todas as opções de acordo com as suas preferências, fornecendo uma escolha entre qualidade e performance.
Estas duas seleções providenciam um conjunto de configurações pré-programadas, que não podem ser alteradas pelo usuário a partir daquele menu. Para determinar propriedades mais avançadas e específicas, há uma outra janela, acessível através das opções disponibilizadas no lado esquerdo da tela do programa. Sob a categoria 3D Settings, há a categoria Manage 3D Settings, que oferece dezenas de parâmetros específicos para aplicativos em 3D.

Nesta categoria, são disponibilizadas duas abas: Global Settings e Program Settings. A da esquerda permite que o usuário configure opções gerais, que se aplicarão a todos os programas utilizados, desde aplicativos normais até jogos. A opção da direita fornece uma lista de todos os softwares instalados que são reconhecidos pelo programa. Desta forma, configurações de vídeo podem ser individualizadas para cada um dos programas selecionados.

int2

Para um usuário padrão, algumas das opções mais complexas não são realmente interessantes. Provavelmente, o aspecto mais importante deste painel de controle para a maior parte dos usuários é a possibilidade de atualizar os gráficos de games mais antigos, que ainda não disponibilizavam técnicas de filtragem, como anti-aliasing ou filtro anisotrópico. Também é possível alterar as definições de qualidade de texturas, além de outros parâmetros.

Existem duas maneiras de configurar tais opções: uma delas é alterar as opções globais, para aplicar os processos escolhidos a todos os programas utilizados. Obviamente, isto pode gerar alguns problemas. Uma situação indesejável poderia acontecer, por exemplo, se o usuário tem no mesmo computador games antigos e modernos e, enquanto o anti-aliasing pode melhorar muito o visual de um jogo como o primeiro Half-Life, vai certamente prejudicar demais a performance de um game exigente, como Crysis.

A outra maneira é escolher na aba de opções de programas o jogo específico a ser melhorado, e então configurar as possibilidades de filtragem conforme necessário. A vantagem deste processo é que torna muito mais simples a configuração de games individuais, pois automatiza as seleções específicas para cada jogo. O usuário pode, por exemplo, aplicar anti-aliasing 2x em um game pesado, e 4x com filtragem anisotrópica em outro mais leve, sem ter que alterar as opções globais. Caso o jogo desejado não esteja na lista, basta clicar no botão Add, e então encontrar o arquivo executável correspondente.

centro1

Outra opção bastante interessante é a que permite a alteração do processo de filtragem de texturas. O usuário pode escolher entre quatro alternativas, entre alta qualidade e alta performance. Quem quer que seus jogos fiquem bonitos mas não se importa com uma pequena queda na taxa de quadros por segundo deve optar pela alta qualidade, enquanto que os mais exigentes com desempenho de seus games devem tentar encontrar uma definição mais confortável, que equilibre beleza e jogabilidade.

A NVIDIA é uma das duas gigantes do mercado de hardware, no que diz respeito a processamento visual. Essa posição de destaque na indústria não é à toa, pois assim como a ATI, sua maior concorrente, a empresa trabalha constantemente para oferecer aos seus usuários a melhor experiência possível com seus jogos. O que poucos sabem, infelizmente, é que essa qualidade não se aplica apenas aos títulos modernos e exigentes: aqueles games antigos, que marcaram época, mas agora estão na gaveta, podem voltar à sua posição de destaque.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

9600GT vs 9800GT

Olá Pessoal eu sou Janderson Santuci, Hoje quero falar de uma placa que não é lançamento! Mas todo mundo que já teve uma dessas sabe que é uma excelente placa e que deixa muitos modelos para trás e bate de frente com modelos mais novos.

Como ainda hoje ela é muito vendida e vejo muita gente em duvida sobre qual dessas comprar, por que a 9800GT é um pouco mais cara que a 9600GT, mesmo que as características sejam muito parecidas.

Aqui vai um comparativo para tirar duvidas sobre qual comprar.


















9600 GT:
- Core: G94 (21/02/08)
- Core Clock: 650 Mhz
- Shader Clock: 1625 Mhz
- Memory Clock: 1800 Mhz
- Memory Bandwidth: 57.6 GB/s
- Memory Bus/Framebuffer/Type: 256-bit/512 MB/GDDR3
- Stream Processors: 64
- Texture Mapping/Texture Address: 32/32
- Raster Operation Pipeline: 16
- Pixel Fill-Rate: 10.4 Gpixels/s
- Texture Fill-Rate: 20.8 Gtexels/s
- Shaders Fill-Rate: 312 GigaFlops


















9800 GT:

- Core: G92 (29/07/08)
- Core Clock: 600 Mhz
- Shader Clock: 1500 Mhz
- Memory Clock: 1800 Mhz
- Memory Bandwidth: 57.6 GB/s
- Memory Bus/Framebuffer/Type: 256-bit/512 MB/GDDR3
- Stream Processors: 112
- Texture Mapping/Texture Address: 56/56
- Raster Operation Pipeline: 16
- Pixel Fill-Rate: 10.4 Gpixels/s
- Texture Fill-Rate: 33.6 Gtexels/s
- Shaders Fill-Rate: 504 GigaFlops

Esses iténs do final são muito importantes, principalmente para jogos como o Crysis(adoro) e o GTA 4 que exigem muito Shader, e com certeza fazem uma boa diferença na tela.

Pra quem como eu não pode gastar mais de uns R$ 400,00 numa placa mais top, esses modelos são os melhores e mais recomendados na questão cusco/beneficio ou melhor custo/desepenho.

Preços: Aqui vai o valor aproximado, estou cotando hoje dia 27.09.2010
Geforce 9600GT 512MB nova R$ 290,00
Geforce 9600GT 512MB usada R$ 250,00
Geforce 9600GT 1GB nova R$ 360,00
Geforce 9600GT 1GB usada R$ 280,00

É claro que os preços variam muito de um sites para o outro e conforme é lançado novos modelos.
Vai aqui uma pequena lista dos games e a resolução que rodam na GF 9600GT
>CRYSIS - ULTRA HIGHT
>FAR CRY 2 - HIGHT AA 4X
>GTA 4 - HIGHT (Esse exigi muito do processador na maquina)
>CALL OF DUTY 5 - HIGHT
>HALO - HIGHT
>GRID - HIGHT AA 2X

Bom por enquanto é isso, espero ter ajudado você que está em duvida. Falow.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Encontre redes wifi por todo mundo através do Google Maps

O Wifi.com  é uma aplicação que permite fazer uma busca por redes wifi informando apenas o nome da cidade. A interface é baseada no Google Maps e depois de feita a busca é mostrado no mapa onde estão localizadas as redes wifi encontradas.

É possível buscar por rede free ou comercial, assim como filtrar por redes comerciais em hotéis, aeroportos, postos de gasolina, etc.



Clicando sobre a rede encontrada você terá acesso a informações sobre a localidade. Em cidades como São Paulo a busca funciona muito bem, já em cidades menores, a busca é deficiente.
No Wifi.com também é possível baixar uma versão beta do software para Windows XP e Mac OS X. Ainda não há uma versão disponível para Windows Vista, 7, mobile e nem Linux

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Virus do Twitter: saiba como se defender!

O Twitter foi afetado por uma grande falha de segurança que permitia que qualquer pessoa incluísse códigos maliciosos ao Search do microblog. A brecha de segurança foi descoberta pelo site americano XSSED. Este tipo de brecha de segurança é conhecida como XSS (Cross Site Scripting).


O "virus do twitter" fazia com que o usuário, ao clicar no link malicioso, automaticamente repassasse o vírus para seus seguidores, o que fez com que rapidamente mais de 100 mil usuários fossem infectados.

A "nova falha" foi descoberta pelo Rodrigo Lacerda, que alguns anos atrás, de forma parecida, fez um vírus para orkut que forçava os usuários entrarem em uma comunidade "Injectados pelo Vírus do Orkut" e repassarem a mensagem para seus amigos.

Remoção: Se você foi infectado pelo vírus do Twitter, a dica que tenho para você é que apague os cookies do seu navegador e mude sua senha do twitter.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

AMD Phenom II X6: o six-core da AMD

Com o lançamento do Gulftown, a AMD se apressou em lançar um processador six-core para desktops, baseado no core Tuban, dando origem ao Phenom II X6.
Na verdade, a AMD foi a primeira a lançar um processador si-core nativo, com as séries 24xx e 84xx do Opteron, baseados no core Istanbul. Entretanto, eles eram processadores para servidores, o que limitou muito o uso, permitindo que a Intel roubasse a cena.

O Tuban nada mais é do que uma versão levemente modificada do Istanbul, produzido usando uma técnica de 45 nm. Dentro do processador, as principais modificações foram a eliminação dos links Hyper-Transport adicionais (preservando um único link para a comunicação com o chipset) e o controlador de memória, que foi modificado para suportar módulos de memórias DDR2 e DDR3 unbuffered. Ele é perfeitamente compatível com placas soquete AM2+ e AM3 anteriores, desde que exista suporte por parte do BIOS.


Cada um dos seis núcleos inclui os tradicionais 512 KB de cache L2, mas o cache L3 compartilhado continua sendo de 6 MB (assim como no Phenom II), o que resulta em uma proporção de cache por núcleo mais baixa. O motivo de a AMD ter mantido o mesmo cache é a questão da contagem de transistores, já que mesmo com apenas 6 MB, o Tuban inclui nada menos do que 904 milhões de transistores.

Fisicamente, ele é o maior processador para desktops já produzido pela AMD, com um total de 346 mm². Dentro do processador, você pode distinguir claramente os seis blocos que formam os núcleos e o grande bloco referente ao cache L3:




Apesar do maior número de núcleos, o Tuban é capaz de operar a frequências surpreendentemente altas para um processador de 6 núcleos, graças ao uso do high-k dielectric (a mesma tecnologia usada pela Intel desde o Penryn), que foi também adotado pela Global Foundries como parte do refresh do processo de fabricação de 45 nm. Em overclock, é possível atingir os 3.8 GHz com relativa facilidade, mesmo nas primeiras versões.
Como uma resposta ao Turbo Boost do Nehalem, a AMD incorporou uma função similar, batizada de Turbo CORE. Apesar do objetivo ser o mesmo, o Turbo CORE é bem mais simples, baseado apenas no número de núcleos ativos e na temperatura.

Assim como em outros processadores da AMD, o Phenom II X6 é capaz de reduzir o clock dos núcleos ativos em degraus. Sempre que três ou mais núcleos estão ociosos e operando na frequência mínima (800 MHz) e os demais estão ocupados, o processador aumenta a tensão (de todos os núcleos) em 0.15V e aumenta a frequência dos núcleos ativos em 400 ou 500 MHz (de acordo com o modelo), mantendo o overclock até que mais núcleos sejam requisitados, ou até que o teto de temperatura seja excedido.

Em termos de consumo elétrico, o Turbo CORE do Tuban não é tão eficiente, pois o processador carece de um sistema de gerenciamento de tensões independente para cada núcleo e não é capaz de desativar completamente os núcleos ociosos. Em termos de desempenho, entretanto, ele faz seu trabalho, oferecendo um ganho proporcional de desempenho em aplicativos que utilizam apenas um, dois ou três núcleos.

Os dois modelos iniciais são o 1055T e o 1090T Black Edition. O "T" indica a presença do Turbo CORE e passará a ser usado em todos os modelos com suporte a ele:

Phenom II X6 1090T BE: 3.2 GHz (3.6 GHz com turbo), 6 MB, 125W
Phenom II X6 1055T: 2.8 GHz (3.3 GHz com turbo), 6 MB, 125W

Embora o Tuban não seja capaz de concorrer diretamente com Gulftown em termos de desempenho, a AMD passou a oferecê-lo por preços muito mais baixos (a partir de US$ 200), posicionando-o como um concorrente dos Core i5 quad-core. Isso fez com que ele passasse a ser uma opção acessível para PCs de alto-desempenho, destinados a tarefas onde os núcleos adicionais podem ser bem utilizados. Ele é também uma opção de upgrade para quem tem um Phenom II X4 e quer mais desempenho, já que na grande maioria dos casos é possível atualizar diretamente, trocando apenas o processador.


Você pode ver vários benchmarks nos links a seguir:
http://www.tomshardware.com/reviews/amd-phenom-ii-x6-1090t-890fx,2613-6.html
http://www.hexus.net/content/item.php?item=24332&page=6
http://hothardware.com/Articles/AMD-Phenom-II-X6-6Core-Processor-Review/?page=7
http://www.anandtech.com/show/3674/amds-sixcore-phenom-ii-x6-1090t-1055t-reviewed/5
http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-ii-x6-1090t_5.html
http://techreport.com/articles.x/18799/4

Fonte: http://www.gdhpress.com.br/blog/six-core-da-amd/

Entenda a Nova Familia Intel Core i7

O Core i7 marca a introdução do Nahalem, baseado em uma arquitetura com muitas modificações em relação ao Penryn e aos processadores anteriores, incluindo um controlador de memória integrado e a tão esperada migração do FSB para um barramento serial ponto-a-ponto, duas melhorias que foram introduzidas anos antes pela AMD, às quais a Intel vinha resistindo até então.

Embora o Core i7 seja ainda um processador de nicho, a nova arquitetura servirá de base para os processadores Intel dos próximos anos, por isso é importante estudar um pouco sobre ele.



Começando com um pouco de contexto histórico, no início de 2006 a Intel estava em uma situação complicada. O Pentium D, baseado na ineficiente arquitetura NetBurst perdia para o Athlon X2 tanto em termos de desempenho quanto em termos de eficiência, gastando muita energia e rendendo pouco.

Na época, os processadores AMD eram superiores tanto nos desktops quanto nos servidores e a Intel perdia terreno rapidamente em ambas as frentes. Quando tudo parecia perdido, a Intel apresentou a arquitetura Core, que deu origem ao Core 2 Duo e aos demais processadores da linha atual. Para evitar cometer o mesmo erro que cometeu com a plataforma NetBurst, a Intel passou a investir massivamente em pesquisa e desenvolvimento, passando a desenvolver diversas novas arquiteturas em paralelo e a investir pesado no desenvolvimento de novas técnicas de fabricação e na modernização de suas fábricas.

O departamento de marketing se apressou em criar um termo que simboliza a nova fase, o "tick-tock" que passou a ser exaustivamente usado dentro do material publicitário da Intel. A idéia é simples: apresentar novas arquiteturas e novas técnicas de fabricação em anos alternados, onde um "tick" corresponde ao lançamento de uma nova arquitetura (como o Penryn e o Nehalem) enquanto o "tock" corresponde ao lançamento de uma nova técnica de fabricação (45 nanômetros ou 32 nanômetros, por exemplo), fechando o ciclo.

O plano é manter o público interessado, anunciando uma nova arquitetura, ou a migração para um novo processo de fabricação uma vez a cada ano e manter um ritmo rápido de evolução, que a AMD tenha dificuldades para acompanhar.

Dentro da idéia, a migração para a técnica de 0.065 mícron em 2005 foi um "tick", o lançamento da plataforma Core, em 2006 foi um "tock" e o lançamento do Penryn em 2007, baseado na nova arquitetura de 0.045 mícron, foi um novo "tick", que foi seguido pelo anúncio do Nahalem (pronuncia-se "nerreilem"), que representa uma nova arquitetura, ainda produzida usando a técnica de 45 nanômetros, mas com diversas mudanças arquiteturais em relação ao Penryn.

Assim como em todos os demais processadores da Intel, o "Nehalem" é apenas o nome-código da arquitetura. Ao chegar efetivamente às prateleiras, ele ganhou o nome de Intel Core i7.

Diferente do Yorkfield, usado nos processadores Core 2 Quad da série Q9000 (que era obtido através da combinação de dois processadores dual-core, ligados através do FSB), o Nehalem é um processador quad-core nativo, onde os 4 núcleos compartilham a mesma pastilha de silício:


Os 4 núcleos são compostos por nada menos que 731 milhões de transístores, que, mesmo com a técnica de produção de 45 nanômetros, ocupam uma área de 263 mm². Para ter uma idéia, isso corresponde a mais de 10 vezes o tamanho de um Atom 230, que possui apenas 25.9 mm².

Para acomodar os 4 núcleos, a Intel fez várias mudanças na arquitetura dos caches. Em vez de um grande cache L2 compartilhado, a Intel optou por utilizar uma arquitetura similar à utilizada pela AMD no Phenom, com um pequeno cache L2 (de 256 KB) para cada núcleo e generosos 8 MB de cache L3 compartilhados entre todos os núcleos. Dentro da arquitetura, o cache L3 assume a posição que no Core 2 Duo era executada pelo cache L2, servindo como um reservatório comum de dados.

A grande diferença entre o cache do Nahalem e do Phenom reside na forma como os dados são armazenados nos caches. Nos processadores AMD é usado um cache "exclusivo", onde o cache L2 armazena dados diferentes do cache L1 e o L3 armazena dados diferentes dos do L2, maximizando o espaço de armazenamento. A Intel, por outro lado, utiliza um sistema "inclusivo" onde os cache L1 e L2 armazenam cópias de dados também armazenados no cache L3.

Embora reduza o volume total de dados que pode ser armazenado nos caches, o sistema da Intel oferece um pequeno ganho de desempenho, já que o processador não precisa checar os dados em cada um dos caches de forma independente.

Outro motivo para o uso do cache inclusivo são os novos estágios de baixo consumo (C3 e C6) suportados pelo processador, onde alguns (ou mesmo todos os núcleos) são completamente desligados, reduzindo o consumo a um patamar bastante baixo, mas em troca causando a perda dos dados armazenados nos cache L1 e L2. Como o cache L3 é independente dos 4 núcleos, ele permanece ativo, permitindo que os núcleos recarreguem os caches a partir do L3 ao acordarem, sem que o processador precise executar operações de checagem, nem que precise buscar os dados novamente na memória RAM.

É nesse ponto que os investimentos da Intel em novas técnicas de produção se pagam, já que com transístores menores, eles podem se dar ao luxo de fabricar processadores maiores e com mais cache, compensando a perda de espaço causada pelo uso do sistema exclusivo com um volume maior de cache.

O cache L1 continua sendo dividido em dois blocos (32 KB para dados e 32 KB para instruções), assim como em todos os processadores anteriores, mas houve um aumento na latência de acesso, que subiu de 3 para 4 ciclos em relação ao Penryn. A perda de desempenho é compensada pela redução na latência do cache L2, que caiu consideravelmente, de 15 para 11 ciclos.

Essa redução no tempo de acesso é uma das justificativas da Intel para o uso de um cache L2 tão pequeno. Com apenas 11 ciclos de acesso, ele funciona mais como um cache nível "um e meio", que serve como um intermediário entre o cache L1 e o grande bloco de cache L3 compartilhado.

O cache L3 trabalha com uma latência de 39 ciclos, o que pode parecer bastante se comparado com a latência dos caches L1 e L2, mas é um pouco mais rápido do que o cache L3 usado no Phenom, que além de menor, trabalha com uma latência de 43 ciclos.

Outra mudança dramática é a inclusão de um controlador de memória integrado, assim como temos nos processadores AMD. O controlador de memória integrado reduz substancialmente o tempo de latência da memória, resultando em um ganho de desempenho considerável. Um dos grandes motivos o Athlon X2 ter se mantido competitivo em relação ao Core 2 Duo, apesar de possuir bem menos cache era justamente devido ao fato de utilizar o controlador dedicado, enquanto o Core 2 Duo dependia do trabalho do chipset.

A grosso modo, podemos dizer que o Athlon X2 precisa acessar a memória com mais freqüência (devido ao cache menor) mas que em compensação perde menos tempo a cada acesso devido ao controlador de memória integrado. A Intel bem que resistiu, mas acabou tendo que ceder à idéia.

Em vez de utilizar um controlador single-channel, ou dual-channel, a Intel optou por utilizar um controlador triple-channel, com suporte a memórias DDR3, operando a até 1.33 GT/s. Isso significa uma banda total de até 32 GB/s (ao utilizar 3 módulos). Para ter uma idéia, isso é 40 vezes mais do que tínhamos há 10 anos, quando utilizávamos módulos de memória SDR PC-100 em conjunto com o Pentium III.

Os três canais operam de forma independente, de forma que o processador por iniciar uma nova leitura em um dos módulos enquanto ainda espera os dados referentes a uma leitura anterior, realizada em outro módulo. Isso contribui para reduzir o tempo de latência do acesso à memória, que é, proporcionalmente, muito mais alto nos módulos DDR3.

Naturalmente, para tirar o melhor benefício do triple-channel, é necessário usar os módulos em trios. Ao usar um único módulo, apenas um dos canais será ativado e, ao usar quatro, o último módulo compartilhará o mesmo canal com o primeiro.


O problema com o controlador integrado é que ele aumenta substancialmente o número de contatos do processador, o que quebra completamente a compatibilidade com as placas soquete 775 atuais. A versão triple-channel do Nehalem utilizará um soquete LGA com nada menos do que 1366 contatos. O formato do processador também mudou, passando a ser retangular, assim como no antigo Pentium Pro:


Companhando as mudanças no processador, foi lançado também um novo chipset, o X58, que faz par com o ICH10, que concentra as interfaces de I/O:


Como o controlador de memória foi movido para dentro do processador, o X58 é um chipset relativamente simples, que serve basicamente como uma interface entre o barramento QPI do processador, os periféricos PCI Express e o chip ICH10 (acessado através de um barramento DMI), que concentra as outras interfaces. Os transístores referentes às linhas PCI Express ocupam a maior parte do die do chipset e é por isso que ele continua ocupando uma área relativamente grande.

Outra novidade é que o X58 é certificado pela nVidia para uso de SLI (ou seja, o primeiro pelo qual a Intel aceitou pagar a licença), o que permite o desenvolvimento de placas que sejam simultaneamente compatíveis com o SLI e com o CrossFireX. Como estamos falando do topo do mercado high-end aqui, onde se paga US$ 999 pelo processador e mais US$ 400 pela placa-mãe, o suporte a SLI acaba sendo um recurso importante.


A principal observação é que triple-channel está disponível apenas nos processadores da família i7, que são destinados a servidores e estações de trabalho de alto desempenho. Os processadores i5 destinados a desktop (baseados no core Lynnfield) possuirão apenas dois canais ativados, mudança que se reflete no soquete, que possui um número menor de contatos.

Fonte: http://www.gdhpress.com.br/blog/core-i7-parte1/

Sai ATI entra AMD com CPU-GPU Integrados.

A empresa de placas gráficas ATI, criada em 1985, encontrou seu fatídico fim. Comprada pela gigante AMD em 2006 por US$ 5,4 bilhões e mantida sob o nome AMD/ATI, teve hoje sua data de óbito como nome comercial decretada, embora as séries Radeon e FirePro continuem existindo sob o slogan da AMD e nomeadas como AMD Radeon e AMD FirePro.

A compra da ATI representava a posse de uma das grandes fabricantes de placas gráficas do mercado (sendo a outra a NVIDIA) para a empresa voltada ao ramo de processadores. Até então, a AMD permaneceu mantendo o nome ATI, mas após análises de consumo e pretensões para o lançamento de produtos futuros, resolveu retirá-lo do mercado.

Embora existissem diversos fatores levados em conta pela empresa para a mudança, a maior motivação foi a introdução de uma nova linha de produtos, incorporando processadores AMD com a tecnologia das placas gráficas Radeon no mesmo chip. Dessa forma, a estratégia é associar a uma única marca a fusão CPU-GPU (processadores e placas de vídeo) que será lançada pela empresa.


Além disso, foram efetuados estudos em vários países (incluindo o Brasil), os quais mostraram que as marcas AMD, Radeon e FirePro são fortes, porém os três nomes em conjunto (AMD/ATI Radeon, por exemplo) caracterizavam um ponto fraco para a empresa, causando confusão nos consumidores. A mudança não afeta os produtos que estão em circulação no mercado, mas daqui para frente a marca ATI deixa de existir.

Com a mudança no nome, a AMD criou dois novos conjuntos de adesivos para seus chips. Um deles não faz qualquer menção de nome de empresa (inclusive não colocando o ‘AMD’), o substituindo pela palavra “graphics”. Provavelmente, isso seja para o uso em dispositivos com componentes da Intel, evitando o problemas com nomes. O outro coloca o nome AMD em sua parte inferior.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Nova GeForce GT 430 já está sendo desenvolvida

A nVIDIA já está trabalhando em uma nova placa, e seu nome oficial já foi apresentado: se chamará vVIDIA GeForce GT 430. Segundo informações iniciais, a novidade da empresa terá GPU a 700MHz, sua memória rodará aos 900MHz e a interface será de 128 bits.

A nova GT 430 será compatível com PCI 2.0 x16, mas nenhuma informação em relação ao seu clock ou aos shaders foram disponibilizadas, assim como a nVIDIA não apresentou nenhuma data de lançamento do produto concretizada, nem imagens ou coisa parecida.

Intel lança Atom dual-core para netbooks

Segundo fabricante, Acer, Asus, Fujitsu, Lenovo, LG, Samsung, Toshiba e MSI pretendem usar o processador em suas linhas.
Intel apresentou um processador Atom dual-core e afirmou que diversos fabricantes de computadores já assinaram contratos para utilizar o chip em suas linhas de netbooks.

O N550, de 1.5 GHz, é construído sobre a plataforma Pine Trail, lançado no ano passado, e vem como alternativa de alto desempenho para processador de núcleo único o N450, utilizado em muitos netbooks de hoje.

Segundo a fabricante, o novo chip oferece mais desempenho com o mesmo consumo de energia da categoria anterior.

A Intel introduziu o N550 em junho, juntamente com um novo design de referência para netbook. Os fabricantes interessados no produto incluem Acer, Asus, Fujitsu, Lenovo, LG, Samsung, Toshiba e MSI.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Microsoft divulga games que irão rodar no Windows Phone 7

Previsto para ser lançado em outubro deste ano. Porém, enquanto ele não chega, a Microsoft decidiu deixar o público que está na expectativa do lançamento um pouco menos ansioso: foram divulgados durante a GamesCom 2010, na Alemanha, alguns dos títulos que irão rodar no smartphone.

Cerca de 60 títulos foram desenvolvidos para a nova plataforma mobile da Microsoft e algumas das produtoras responsáveis pelos games são Gameloft, Namco Bandai e Konami Digital Entertainment.

Alguns títulos já foram confirmados para a plataforma, entre os quais estão Assassins Creed, Bejeweled Live, Castlevania, Frogger, Halo Waypoint, Guitar Hero 5, Splinter Cell Conviction, Zombie Attack, Star Wars Conviction, Star Wars - A Batalha de Hoth e Tower Bloxx NY.

A escolha por esses jogos, de acordo com Peter Wissinger, diretor de negócios móveis da Microsoft, foi feita para incluir desde o jogador casual até o mais fanático.

O Windows Phone 7 terá integração com o Xbox Live, onde o usuário poderá conectar-se à conta, jogar e comunicar-se com outros jogadores.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sparkle Lança GeForce GTX 480 Calibre

Nova placa da Sparkle amplia sua linha de produtos Calibre com o lançamento da placa de vídeo GeForce GTX 480.



Clock interno 752 MHz
Memória 1.536 MB  GDDR5
Clock externo 3.800 MHz QDR
Interface de 384 bits
Conexões: 2 conectores DVI e 1 conector mini-HDMI.

Sistema de refrigeração Accelero Xtreme da Arctic com cinco heatpipes e três ventoinhas de 92 mm, vem com um recurso Fuse que evita danos causados por tensões de alimentação instáveis. Informações sobre preço e disponibilidade não foram divulgadas.

http://www.calibrestyle.com.tw/news/CalibreX480/news_CalibreX480_en.html

DOOM 4 esta sendo desenvolvido para PS3 e Xbox 360 também.

Doom 4 não esteve presente na QuakeCon, mas de acordo com o site Kotaku, a id Software garante que o título (que está em produção) e será lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e Pc.


Doom 4, de acordo com Hollenshead, também terá lançamento simultâneo para PC, PS3 e Xbox 360. "Isso é absolutamente o que estamos pensando".

Ubuntu 10.10 terá suporte multi-toque

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, nesta manhã, disse que o Ubuntu 10.10 terá suporte multi-toque.

“Multi-touch é tão útil em um ambiente de trabalho como é um telefone ou um tablet, por isso estou feliz que o primeiro Canonical UTouch chegou no Maverick Merkat e vai estar lá para o seu lançamento em 10.10.10. Esta sendo impulsionada, em parte, porque muitos parceiros querem tocar em toda a sua gama de equipamentos “, disse Shuttleworth.

“Nós não temos um Tablet, mas você pode certamente usar o Ubuntu para um tablet. Nosso foco é no desktop e netbook”, acrescentou.

“Enquanto você pode usar um dispositivo de toque com dois dedos, nossos desenvolvedores na semana passada, o consenso absoluto, que 4 dedos é o caminho a percorrer. Com o que 4 dedos é capaz, usando o Magic Apple Trackpad, você pode utilizar um vocabulário cheio de gestos por toque “, disse Shuttleworth.


“Ubuntu já testou um monte de laptops com telas de toque para o desenvolvimento do Ubuntu UTouch”.

Cursos online gratuitos da Intel com certificado

A Next Generation Center foi Lançado em 2002, relançado em 2003 e reformulado em 2009, é uma iniciativa da Intel com o conteúdo desenvolvido pela IDG Brasil. A proposta é formar profissionais em temas relacionados à tecnologia e negócios, através de cursos online.
Acesse: http://nextgenerationcenter.com/


Os cursos são modulares, têm uma avaliação a cada módulo e no final o aluno recebe um certificado de conclusão.

Além dos cursos, o site conta com vídeos sobre tecnologias Intel, documentos, estudos de caso e calendário de eventos.
Veja a lista de cursos atualmente disponíveis no site:

>>Aplicativos

◦CRM

◦Business Intelligence

◦ERP

◦Supply Chain management

◦Verticalização

◦Software Livre

>>Armazenamento

◦Storage

◦Virtualização

>>Convergência

◦Convergência

◦VoIP

◦Conectividade Sem Fio

◦Comunicações Unificadas

◦Redes de Próxima Geração

◦Mobilidade

>>Gerenciamento

◦Gerenciamento Integrado

◦Gerenciamento de TI

◦Economia de Energia

◦TI Socialmente Responsável

◦Tecnologia Blade

>>Gestão Empresarial

◦ROI e Business Value

◦Governança Corporativa

◦BPM

◦Trabalho Remoto

◦Modelagem de Negócios

>>Integração

◦Web Services

◦Integração

◦Redes Sociais

>>Negócios Online

◦Empresa Digital

◦E-Business

◦Web 2.0

>>Segurança

◦Segurança da Informação

◦Certificação Digital

>>Serviços

◦Terceirização

◦Software as a Service

◦Utility Computing

◦SOA

◦Grid Computing

◦Missão Crítica

◦Cloud Computing

>>TI Aplicada

◦TI na Educação

◦TI Aplicada às PMEs

◦Infraestrutura de TI para PMEs

Você pode ter várias certificações e melhorar muito seu curriculo e suas chances no mercado de trabalho.

domingo, 15 de agosto de 2010

Teste a Potência Gráfica de Sua Placa de Video - 3Dmark

Passo a Passo 3DMark03
  
Quer ver se sua maquina esta realmente preparada para gamers? Teste com 3DMark03!!


O que é 3DMark03?
O 3DMark03 é um bechmark muito conhecido que utiliza-se do DirectX 9.0 para testar o desempenho e performance de sua placa de vídeo de acordo com aplicativos 3D e games.

Requisitos Mínimos:
Processador 1000MHz ou mais
256MB de RAM (512MB recomendado)
1.0GB de espaço livre no HD
Windows® 98/SE/ME/2000/XP
DirectX®9.0c
Placa de Video 3D de 32Mb compatível com DirectX 7.
Microsoft Internet Explorer 6

Como Usar:

1º Passo: Baixar o 3dmark03;
2º Passo: Instalação
3º Passo: Fazer Cadastro;
4º Passo: Finalmente rodar o 3DMark03, abra ele e em seguida aperte Run 3DMark.

5º Passo: Aguarde o termino do teste e em seguida clique em Online ResultBrowserpara validar o teste e tornar ele oficial.

6º Passo: Abrira uma página com a comparação da sua VGA com a melhor do que já fez teste com o 3DMark03. 

7ºPasso: Tornar seu teste publico;
-Clique em Profile na página principal, na aba Favorite Results ira ter sua maior pontuação, para torna-la publica vá ate Make Public em seguida irá abrir uma janela para caso você queira mudar o nome, adicionar comentários entre outros, caso não queira é só fechar a janela.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Os 10 Melhores Roteadores Wireless

Hoje em dia há uma grande diversidade de Roteadores Wireless por ai à fora no mercado. Muitos de nós ficamos em dúvida para saber realmente qual ou quais são os melhores. Por isso eu resolvi fazer uma lista com os 10 Melhores Roteadores Wireless disponíveis, vejam com mais detalhes a seguir:

1. Roteador Wireless Belkin N+ - O roteador wireless Belkin N+ provem de uma excelente performance além de um excelente alcance e velocidade. Se o seu design robusto e a falta do suporte da frequência de 5GHz não faz a diferença para você, então este roteador wireless da Belkin vale cada centavo do seu preço. Sem dúvida este roteador é recomendado.

2. Linksys WAG160N – O roteador Linksys WAG160N vem com um pacote bastante atrativo, e é melhor do que muitos roteadores Wireless N. Melhor do que muitos, mas nem perto de seu um roteador sensacional.

 
3. Netgear WNHDEB111 HD/Gaming 5GHz Wireless-N – Este é um roteador bastante grande e um pouco feito comparado com os outros, mas sem dúvida o roteador Netgear WNHDEB111 oferece uma velocidade tremenda em 802.11n… excelente para quem gosta de jogos online!

4. NetComm NB9W – O roteador wireless NB9W da NetComm provem de uma performance sólida, combinando modem, roteador e VoIP gateway em um só, tornando-o uma solução ideal para redes em sua casa ou escritório.


5. Roteador D-Link DSL-G604T – O D-Link DSL-G604T é um excelente roteador ADSL2/2+ modem mas com sérios problemas de estabilidade.



6. Belkin ADSL Modem com Roteador Wireless Integrado - Esta é a solução de todos-em-um da Belkin incorpora um modem ADSL, 4 portas de entrada e um ponto de acesso wireless (sem fio) de 802.11g ideal para quem que ter acesso a internet em computadores multiplos.

7. Roteador Linksys WRT310N Wireless-N Gigabit – Descontando o problema em potencial da grande quantidade de calor que este roteador emite, o Linksys WRT310N Wireless-N Gigabit é um dínamo de rede com um excelente desempenho e um design bastante lustroso e bem moderno.

8. Netgear DG834G – O DG834G da Netgear combina cinco funções de redes em uma única caixa: ADSL modem, roteador, switch, firewall e ponto de acesso 802.11g.



9. Roteador Wireless Netgear RangeMax ADSL2+ Modem DG834N – O Netgear DG834N é um roteador bastante flexível de uma performance consistente com alguma características de segurança excelentes — mas um pouquinho salgado no preço.


10. Roteador de Banda Larga Billion BiPAC 7300N Draft 802.11n ADSL2+ – Este não é essas coisas todas quando falamos em visual, e o seu fraco alcance de sinal, mas o Roteador/Modem Billion’s 7300N ADSL2+ tem suas forças onde realmente são necessárias.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Lançamento de games ainda para 2010

O mundo dos games é sempre algo muito constante em atualizações, onde as pessoas que se utilizam dele são muito exigentes quando falamos em novos jogos, onde constantemente estão sendo lançados novos games, e as pessoas que são viciadas nos mesmos sempre estão em cima para continuar a jogar, sempre enfrentando novos desafios e novas aventuras, os jogos a cada versão que passam eles são mais bem elaborados visando assim satisfazer aqueles que os jogam, e seus gráficos também não deixam a desejar, assim cada vez mais se aproximando da perfeição quando falamos em recursos visuais.

Com essa grande onda de games e essa constante cobrança por parte dos jogadores, as empresas que fabricam tais jogos começam a soltar noticias para sempre mais cobiçar os jovens que estão esperando a muito tempo tais jogos, e as noticias para o próximo ano já estão soltadas e prometem sim surpreender seu publico cada vez mais exigente, uma pequena lista com alguns dos grandes games que estão para ser lançados logo em 2010 se segue abaixo:


















BioShock 2 (2K Games)















Max Payne 3 (Rockstar Games)


















Half-Life 2: Episode Three (Valve Software)























Diablo III (Activision Blizzard)























Doom 4





















Need for Speed: World Online (EA Games)
















Battlefield: Bad Company 2 (EA Games)

















Aliens vs. Predator (Sega)























Mafia II (2K Games)
















Mass Effect 2 (Electronic Arts)

















Deus Ex 3 (Eidos Interactive)

Esses são alguns dos games que irão fazer parte do quadro de games em 2010, e prometem surpreender, as imagens dos mesmos já estão disponíveis na internet e são impressionantes, então estamos aguardando os games e veremos se as promessas das empresas de games serão cumpridas de que os jogos serão surpreendentes, mas pelas previas e pelos jogos DEMOS disponíveis, com certeza serão.

 
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