quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

COMO DECIDIR QUAL PROFISSÃO SEGUIR?

Olá pessoal meu nome é Janderson Santuci, hoje vou falar sobre uma dúvida que me atormentou por anos e acredito que também atormente milhares de jovens e outros não tão jovens pelo mundo todo, que é a questão de qual profissão devo escolher pra minha vida.

Bom vamos lá.
Após alguns anos estudando e pesquisando sobre profissões cheguei a algumas conclusões.

Primeiro, Não adianta ficar perguntando para outras pessoas Qual profissão da mais dinheiro e qual tem mais campo de trabalho. Isso só faz você andar em circulo e não chegar a lugar nenhum.

A resposta que quase sempre eu recebi é: Você tem que fazer aquilo que gosta, por que só assim vai fazer muito bem feito e por consequencia terá muito serviço e clientes. Bom tá certo isso é verdade mesmo!

Porém isso inevitavelmente nos leva a outra pergunta. DO QUE EU GOSTO?
Só tem um jeito de descobrir isso, e é fazendo um pouco de cada coisa que você acha que gosta.

Vou dar um exemplo: Você acha que gosta de webdesign, então faça um site simples mesmo mas com um pouco de dedicação é claro né, pra não ficar mal feito e você pensar que não leva jeito para aquilo.
Quando você terminar vai poder avaliar se gostou da experiência, de lidar com as ferramentas e também do resultado final que é ver o site prontinho, agora você já sabe se gosta ou não disso e pode tomar uma decisão baseada em algo mais sólido e não na opnião de pessoas que não pensam como você.

Outro exemplo: Você acha que gosta de Autocad. Então faça uma planta baixa simples de uma casa. comece do zero mesmo. instale o programa (pode ser versão trial). Assista horas de video aulas no Youtube que é uma ótima ferramenta de aprendizado. Baixe umas apostilas e sem demora começe a conhecer as ferramentas. Não esqueça de estabelezer um prazo para cada coisa, como por exemplo: Nessa semana vou estudar sobre a barra de ferramentas e fazer um monte de desenhos no CAD para me familiarizar com o programa, afinal você passará muitas horas com ele.

Assim que conseguir alguma coisa como essa planta ou o desenho de uma peça de alguma maquina de usina por exemplo, você terá sentido na pele como é ser uma cadista e terá uma noção muito clara para decidir se é isso que você quer seguir.
Sem contar que durante o aprendizado e os exercícios você começa a se conhecer em relação a essa área e não vai precisar de opniões de terceiros por que vai ouvir a sua própria opnião.

Para ficar mais fácil de entender, e para que você não se perca no meio do processo, aqui vai alguns passos:

1- Mantenha-se calmo
Se você tiver extremamente ansioso, terá muita dificuldade de se dedicar no seu objetivo
Pense em alguém se está se afogando! Se a pessoal manter a calma vai poder olhar ao redor e pensar na melhor solução possível. Não deixe a pressão te dominar e te confundir. Mantenha a calma e podera tomar a melhor decisão!

2- Recupere o Foco
Para conseguir seu objetivo, é preciso focar nele.
Se vai estudar uma área, se isole no seu quarto, fique longe de tudo que te distraia, as vezes uma olhada no celular é suficiente para te lembrar que tem outra coisa que precisar fazer e ai a mente já começa a viajar a concentração já era.

3-Reuna o Material necessário
Assim como em um curso você preciso de um material didático, ainda que seja básico.
Como citei acima o youtube é uma fonte rica em informáções e tem quase tudo que se precisa.
O Site da Wikipédia pode tirar qualquer dúvida que você tenha sobre um termo técnico ou algo assim.
O site do Apostilando também tem uma enorme quantidade de apostilas gratuítas para baixar.
Esses são só alguns exemplos, a internet é um mar de informações sem fim, mas cuidado com os tubarões(vírus).

Uma dica muito útil é criar no seu computador uma pasta chamada PROFISSÕES e dentro dela criar outras pastas como o nome das profissões exemplo WEBDESIGN, CADISCA, CONCURSO PÚCLICO e por ai vai... ai dentro de cada pasta você separa os conteúdos por exemplo dentro da pasta Webdesign você cria outra pasta chamada VIDEOS e colocar lá as videos aulas que você baixou na internet depois cria outra pastas ainda dentro de Webdesign chamada APOSTILAS que vai guardando tudo que você baixou de material escrito nela. Ai é só repetir o processo nas outras pastas com nome das profissões.

Dessa maneira você se organiza e monta um pequeno banco de dados sobre as profissões que te enteressam e pode acrescentar tudo que você vai achando de enteressante e pode consultar sempre que quizer e precisar tirar suas duvidas sobre aquele assunto.

Agora que tudo está pronto, chegou a hora que você mostrar muita garra e dedicação.
Esse é um processo que pode ser um pouco demorado, mas pelo menos é verdadeiro e sólido e não vai te enganar, mas vai te esclarecer as coisas pra você mesmo.

Faça isso com as área que você gosta ou acha que gosta e no final terá como tirar suas conclusões e decidir finalmente Qual profissão você gosta!

Assim que der eu atualizo mais essa matéria.
Valew pessoal, grande abraço a todos.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Configurando senhas em um roteador Cisco

As senhas em um roteador Cisco são de extrema importância para a segurança do sistema e da rede como um todo. Em um roteador Cisco existem 4 tipos de senha: enable secret, enable password, console e vty.


A enable secret é a senha mais forte do roteador Cisco. Ela é requerida quando se tenta entrar no modo EXEC privilegiado. A diferença entre a enable secret e a enable password é que a primeira é criptografada por padrão com uma chave poderosa, enquanto a segunda não, sendo que a secret tem precedência sobre a password. Entretanto, vou mostrar no final deste artigo, como implementar criptografia leve para todas as senhas não criptografadas do roteador.

A enable password como dito anteriormente é uma senha sem criptografia, e é requerida também quando se tentar entrar no modo EXEC privilegiado.

A senha de console será requerida quando o administrador entrar no roteador pela porta console, utilizando para isso um cabo rollover conectado a porta console do roteador à porta serial do computador. Como podemos ver, essa é uma senha para conexão física ao roteador. Entretanto, mesmo sendo uma conexão física, ela deve possuir senha para aumentar a segurança.

A senha de vty será requerida ao tentar se conectar ao roteador por meio de uma sessão telnet. No roteador Cisco, o padrão são 5 conexões remotas, numeradas a partir do 0.

É importante frisar que somente a enable secret é criptografada por default (padrão). As demais senhas, quando inserido o comando #show running-config, que mostra a configuração em execução do roteador aparecem em texto aberto o que compromete a segurança da rede. Abaixo segue um exemplo desta situação.

enable password cisco
!
(...)
line con 0
password cisco
login
line vty 0 3
login
line vty 4

password cisco
login

!
Agora que você já tem uma idéia sobre as senhas em um roteador Cisco, está na hora de começar a configurá-las. Primeiramente vamos configurar as senhas de console e vty.
Router>en
Router#configure terminal
Router(config)#line console 0 // Entra na interface de console. O nº 0 é referente ao nº da interface de console.
Router(config-line)#password //Aqui você define sua senha.
Router(config-line)#login //Garante que a senha será requerida ao se logar no roteador.
Router(config-line)#exit //Retorna ao modo de configuração global.
Router(config)#line vty 04 //04 siginifica que vamos configurar de uma vez a senha de todas as conexões remotas do roteador.
Router(config-line)#password
Router(config-line)#login //Garante que a senha configurada será requerida ao se logar remotamente no roteador.
Router(config-line)#^Z //Retorna raiz.
Router#copy running-config statup-config //Salva a configuração.

Agora vamos configurar as senhas enable, requeridas ao se passar do modo EXEC usuário para o modo EXEC privilegiado.

Router>en
Router#configure terminal
Router(config)#enable password //Aqui você defini sua senha.
Router(config)#enable secret //Aqui você define a senha criptografada que terá precedencia sobre a senha configurada acima.

Pronto, seu roteador já possui todas as senhas configuradas. Agora vamos aumentar ainda mais a segurança de suas senhas não criptografadas. A criptografia usada não é tão complexa como a criptografia utilizada na enable secret, mas já quebra um ganho tremendo no quesito segurança. Para que isso seja feito, insira o seguinte comando:

Router(config)#service password-encryption

É claro que as senhas não são garantia de segurança total do roteador e da rede, mas são uma barreira que aumenta a segurança do equipamento e da rede como um todo. Para efeito de comparação, segue a saída do comando Router(config)#service password-encryption. Note que agora todas as senhas estão criptografadas.

!
enable secret 5 $1$mERr$hx5rVt7rPNoS4wqbXKX7m0
enable password 7 0822455D0A16
!
line con 0
password 7 0822455D0A16
login
line vty 0 3
login
line vty 4
password 7 0822455D0A16
login
!

Até mais!

Recuperando senhas em um roteador Cisco

Em situações extremas em que você não consegue mais acessar seu roteador, você pode acessá-lo novamente recuperando suas senhas de forma rápida e simples. Esse artigo tráz de forma sequencial os passos para ter novamente acesso ao seu equipamento. confira!

Neste artigo irei abordar um assunto que talvez seja útil para os esquecidos ou desorganizados: A recuperação de senhas em um roteador Cisco. É importante ressaltar que qualquer pessoa com acesso físico ao roteador pode executar esse procedimento para visualizar as senhas do roteador. Por isso é importante que além da segurança das senhas, o roteador também tenha segurança física implementada.

Primeiramente vamos implementar a seguinte topologia que será utilizada ao longo de todo o artigo. Vamos utilizar um roteador Cisco 1841 e um computador com uma porta serial. Para conectar os dois equipamentos, vamos utilizar um cabo rollover com uma ponta conectada na porta serial do computador e a outra ponta na porta console do roteador.


O roteador "Router" está já está com as senhas configuradas, a nossa tarefa agora é recuperar as senhas para poder acessá-lo novamente. Antes de mais nada, vamos tentar acessar o modo privilegiado do roteador.
Router>en

Password:

Password:

Password:

% Bad secrets


Na situação acima, simulamos uma tentativa mal sucedida de acessar o roteador. Agora vamos começar o procedimento para recuperação das senhas. Execute o comando "show version" para verificar o registro de configuração. Precisamos saber qual o registro de configuração, pois é o ponto principal para alteração das senhas do roteador. O valor do registro de configuração está no final da saída do comando "show version" como mostra a figura abaixo:


Obs.: Se você não tiver acesso nem ao EXEC de usuário, use o valor padrão do registrador de configuração que é 0x2102.
Ao trocar o registro de configuração, o roteador não carrega a configuração que está na NVRAM para a memória RAM, deixando o roteador sem nenhuma configuração para executar. Entretanto sabemos que toda a configuração salva anteriormente está salva na NVRAM. O que vamos fazer é passar a configuração salva na NVRAM para a memória RAM e editar o que for preciso.
Após ter em mãos o registrador de configuração, podemos prosseguir com o processo de recuperação de senha. Primeiramente desligamos o roteador e ligamos novamente. Quando a tela abaixo for mostrada, aperte CTRL + BREAK simultaneamente.



Feito isso, você estará no modo monitor da memória ROM do roteador, que deve ser algo semelhante ao mostrado abaixo (Semelhante pois em alguns roteadores o modo monitor pode ser apresentado de maneira um pouco diferente da forma mostrada abaixo):


No modo monitor da ROM vamos alterar o registrador de configuração. Digite os seguintes comandos para que a alteração seja feita:

rommon 1 > confreg 0x2142


rommon 2 > reset


No primeiro comando, alteramos o registrador de configuração e no segundo comando resetamos o roteador. Ao resetar o roteador, ele estará sem configuração,

Configurando rotas estáticas em um roteador Cisco

Quando falamos em roteamento, pensamos em rotas, ou seja, os caminhos que os pacotes podem percorrer dentro da rede. Essas rotas são armazenadas nas tabelas de roteamento dos roteadores, que podem aprendê-las de duas formas: dinamicamente por meio de protocolos de roteamento ou estaticamente sendo configuradas por um administrador de rede. Nesse artigo mostrarei como configurar uma rota estática em um roteador Cisco.

Vamos analisar a seguinte situação vista na figura abaixo. É importante relembrar que o roteador quem não possui rotas estáticas ou dinâmicas só consegue conversar com os seus vizinhos. Na situação abaixo, podemos ver que sem configuração de rota, o roteador R1 não conseguirá conversar com o roteador R3.


Para estabelecer a comunicação entre os roteadores R1 e R3, vamos utilizar os seguintes comandos.

No roteador R1:
R1#conf tEnter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.R1(config)#ip route 192.168.0.4 255.255.255.252 192.168.0.2

No roteador R2:
R3#conf tEnter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.R3(config)#ip routeR3(config)#ip route 192.168.0.0 255.255.255.252 192.168.0.5

A sintaxe do comando é:
ip route [IP REDE DESTINO] [MÁSCARA DE SUBREDE] [IP PRÓX. SALTO
INTERFACE DE SAÍDA] [DISTÂNCIA ADMINISTRATIVA]

Note que podemos utilizar tanto o endereço IP de próximo salto como a interface de saída no comando acima. A única diferença entre os dois é que no primeiro caso, a distância administrativa padrão será 1 e no segundo caso será 0. Quanto menor a distância administrativa, mais relevância a rota irá ter, ou seja, se uma rota tem distância administrativa igual a 1, como a nossa rota estática, e a outra para a mesma rede tem distância 120, que é uma rota aprendida via RIP, podemos dizer com absoluta certeza que a rota estática será anexada à tabela de roteamento como melhor caminho para a rota especificada. Também podemos manipular o valor da distância administrativa, com valores de 0 à 255, inserindo o valor no final do comando de configuração da rota estática.

Para verificar se a rota foi adicionada corretamente a tabela de roteamento, insira o comando:

R1#show ip routeCodes: C - connected, S - static, I - IGRP, R - RIP, M - mobile, B - BGP D - EIGRP, EX - EIGRP external, O - OSPF, IA - OSPF inter area N1 - OSPF NSSA external type 1, N2 - OSPF NSSA external type 2 E1 - OSPF external type 1, E2 - OSPF external type 2, E - EGP i - IS-IS, L1 - IS-IS level-1, L2 - IS-IS level-2, ia - IS-IS inter area * - candidate default, U - per-user static route, o - ODR P - periodic downloaded static routeGateway of last resort is not set 192.168.0.0/30 is subnetted, 2 subnetsC 192.168.0.0 is directly connected, FastEthernet0/0S 192.168.0.4 [1/0] via 192.168.0.2

Como último teste, vamos fazer um ping do roteador R1 para o roteador R3 e depois do roteador R3 para o roteador R1.

#ping 192.168.0.6Type escape sequence to abort.Sending 5, 100-byte ICMP Echos to 192.168.0.6, timeout is 2 seconds:!!!!!Success rate is 100 percent (5/5), round-trip min/avg/max = 6/8/12 ms

#ping 192.168.0.1Type escape sequence to abort.Sending 5, 100-byte ICMP Echos to 192.168.0.6, timeout is 2 seconds:!!!!!Success rate is 100 percent (5/5), round-trip min/avg/max = 6/8/12 ms

Comandos básicos para roteadores Cisco

Coloquei os comandos básicos/úteis para utilização no Cisco IOS, via CLI – Command Line Interface. Acredito que vai ser bem útil para que está começando, ou acessa o roteador apenas eventualmente.

Modos de Configuração
roteador> - Modo Usuário
roteador# - Modo Privilegiado
roteador(config)# - Modo Global

Modo Usuário
enable - Entra no modo de configuração privilegiado

Modo Privilegiado
? - Mostra os comandos disponíveis
configure terminal - Entra no modo de configuração global
clock set – Configura a data e hora no equipamento
delete flash:/nome_do_arquivo - Apaga o arquivo da flash
dir - Mostra o conteúdo da flash
disable - Sai do modo de configuração privilegiado
erase flash - Apaga todo o conteúdo da flash
erase nvram - Apaga todo o conteúdo da nvram
ping 10.1.1.1 – Pinga o host 10.1.1.1 e mostra o resultado
reload – Reinicia o roteador
traceroute 172.16.1.1 - Mostra o caminho até o IP 172.16.1.1

Modo configuração global
enable secret - Define a senha de enable
hostname - Define o "nome" no roteador
interface f0/0 – Entra no modo de configuração da interface fastethernet 0/0
ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 10.1.1.1 - cria uma rota padrão para 10.1.1.1
ip route 192.168.0.0 255.255.255.0 172.16.1.1 – cria uma rota estática para a rede 192.168.0.0, através de 172.16.1.1

Modo Configuração de Interface
description - Coloca uma descrição na interface
end - Volta para o modo privilegiado
exit - Sai do modo de configuração de Interface
ip address 5.5.5.5 255.255.255.0 - Configura o IP e máscara na interface
shutdown - Desabilita a interface
no shutdown – Habilita a interface

Verificação básica
show arp - Mostra a tabela arp do roteador
show diag - Mostra informações dos módulos
show history - Mostra os últimos comandos digitados
show version - Mostra a versão do IOS e informações de hardware
show running-config - Mostra a configuração
show interface - Mostra informações das interfaces
show ip interface - Mostra informações do protocolo IP na interface
show ip route - Mostra a tabela de rotas
show users - Mostra os usuários conectados
show tech-support - Informação completa do sistema

Salvando a configuração
copy running-config startup-config - Salva configuração da memória DRAM para NVRAM
copy running-config tftp: - Salva configuração da memória DRAM para o servidor TFTP
copy tftp: running-config - Salva configuração do servidor TFTP para memória DRAM
wr - Salva configuração da memória DRAM para NVRAM

Configurando uma interface em um roteador Cisco

Nesse artigo, pretendo mostrar como configurar uma interface serial em um roteador Cisco. Para começar, precisamos nos conectar ao roteador. Essa conexão pode ser feita por meio da porta de console, por meio de uma conexão via modem (porta AUX) ou por uma interface já configurada, (telnet) que não é o nosso caso. A conexão por uma porta de console se dá por meio de uma conexão física, onde um cabo rollover com extremidade RJ-45, deve ser conectado ao roteador, e a outra extremidade DB-9, no computador.

                                            Figura 1 - Montagem para acesso via console.

O computador no qual o roteador será acessado, deve ter um programa de emulação de terminal, configurado com porta COM correta, 9600 baud, 8 bits de dados, sem bit de paridade, 1 bit de parada e sem controle de fluxo. Feita a configuração no software de emulação de terminal, o roteador é inicializado. Após a inicialização, duas situações podem ser encontradas. Na primeira, o roteador pode já estar configurado. Você pode checar a configuração do roteador usando o comando:

router# show running-config

Esse comando mostra a configuração atual do roteador, que inclui a configuração das interfaces, protocolos de roteamento em uso, senhas, dentre outras coisas. Na segunda situação, o roteador não está configurado e o modo setup será iniciado. O modo setup é iniciado pois o roteador não encontrou nenhum configuração válida em sua memória, ou em algum servidor TFTP. Para sair do modo setup, digite Ctrl + C.

                                                       Figura 2 - Modo Setup

Para configurar a interface FastEthernet 0/0 insira os seguintes comandos, que serão comentados logo em seguida.

Router>enable

Router#configure terminal

Router(config)#interface fastethernet 0/0
Router(config-if)#ip address 192.168.0.1 255.255.255.0
Router(config-if)#no shutdown

Router>enable: O nível de permissão é "semelhante" ao linux, onde ">" sinaliza baixos privilégios. O comando "enable", acessa o EXEC privilegiado.

Router#configure terminal: entra no modo de configuração global, onde se encontram os comandos de configuração das interfaces.
Router#interface fastethernet 0/0: Acessa a interface fastethernet especificada.
Router#ip address 192.168.0.1 255.255.255.0: define a interface com IP 192.168.0.1 e com máscara de sub-rede 255.255.255.0.
Router#no shutdown: ativa a interface.

Bom, por enquanto é isso.

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�