sexta-feira, 3 de setembro de 2010

AMD Phenom II X6: o six-core da AMD

Com o lançamento do Gulftown, a AMD se apressou em lançar um processador six-core para desktops, baseado no core Tuban, dando origem ao Phenom II X6.
Na verdade, a AMD foi a primeira a lançar um processador si-core nativo, com as séries 24xx e 84xx do Opteron, baseados no core Istanbul. Entretanto, eles eram processadores para servidores, o que limitou muito o uso, permitindo que a Intel roubasse a cena.

O Tuban nada mais é do que uma versão levemente modificada do Istanbul, produzido usando uma técnica de 45 nm. Dentro do processador, as principais modificações foram a eliminação dos links Hyper-Transport adicionais (preservando um único link para a comunicação com o chipset) e o controlador de memória, que foi modificado para suportar módulos de memórias DDR2 e DDR3 unbuffered. Ele é perfeitamente compatível com placas soquete AM2+ e AM3 anteriores, desde que exista suporte por parte do BIOS.


Cada um dos seis núcleos inclui os tradicionais 512 KB de cache L2, mas o cache L3 compartilhado continua sendo de 6 MB (assim como no Phenom II), o que resulta em uma proporção de cache por núcleo mais baixa. O motivo de a AMD ter mantido o mesmo cache é a questão da contagem de transistores, já que mesmo com apenas 6 MB, o Tuban inclui nada menos do que 904 milhões de transistores.

Fisicamente, ele é o maior processador para desktops já produzido pela AMD, com um total de 346 mm². Dentro do processador, você pode distinguir claramente os seis blocos que formam os núcleos e o grande bloco referente ao cache L3:




Apesar do maior número de núcleos, o Tuban é capaz de operar a frequências surpreendentemente altas para um processador de 6 núcleos, graças ao uso do high-k dielectric (a mesma tecnologia usada pela Intel desde o Penryn), que foi também adotado pela Global Foundries como parte do refresh do processo de fabricação de 45 nm. Em overclock, é possível atingir os 3.8 GHz com relativa facilidade, mesmo nas primeiras versões.
Como uma resposta ao Turbo Boost do Nehalem, a AMD incorporou uma função similar, batizada de Turbo CORE. Apesar do objetivo ser o mesmo, o Turbo CORE é bem mais simples, baseado apenas no número de núcleos ativos e na temperatura.

Assim como em outros processadores da AMD, o Phenom II X6 é capaz de reduzir o clock dos núcleos ativos em degraus. Sempre que três ou mais núcleos estão ociosos e operando na frequência mínima (800 MHz) e os demais estão ocupados, o processador aumenta a tensão (de todos os núcleos) em 0.15V e aumenta a frequência dos núcleos ativos em 400 ou 500 MHz (de acordo com o modelo), mantendo o overclock até que mais núcleos sejam requisitados, ou até que o teto de temperatura seja excedido.

Em termos de consumo elétrico, o Turbo CORE do Tuban não é tão eficiente, pois o processador carece de um sistema de gerenciamento de tensões independente para cada núcleo e não é capaz de desativar completamente os núcleos ociosos. Em termos de desempenho, entretanto, ele faz seu trabalho, oferecendo um ganho proporcional de desempenho em aplicativos que utilizam apenas um, dois ou três núcleos.

Os dois modelos iniciais são o 1055T e o 1090T Black Edition. O "T" indica a presença do Turbo CORE e passará a ser usado em todos os modelos com suporte a ele:

Phenom II X6 1090T BE: 3.2 GHz (3.6 GHz com turbo), 6 MB, 125W
Phenom II X6 1055T: 2.8 GHz (3.3 GHz com turbo), 6 MB, 125W

Embora o Tuban não seja capaz de concorrer diretamente com Gulftown em termos de desempenho, a AMD passou a oferecê-lo por preços muito mais baixos (a partir de US$ 200), posicionando-o como um concorrente dos Core i5 quad-core. Isso fez com que ele passasse a ser uma opção acessível para PCs de alto-desempenho, destinados a tarefas onde os núcleos adicionais podem ser bem utilizados. Ele é também uma opção de upgrade para quem tem um Phenom II X4 e quer mais desempenho, já que na grande maioria dos casos é possível atualizar diretamente, trocando apenas o processador.


Você pode ver vários benchmarks nos links a seguir:
http://www.tomshardware.com/reviews/amd-phenom-ii-x6-1090t-890fx,2613-6.html
http://www.hexus.net/content/item.php?item=24332&page=6
http://hothardware.com/Articles/AMD-Phenom-II-X6-6Core-Processor-Review/?page=7
http://www.anandtech.com/show/3674/amds-sixcore-phenom-ii-x6-1090t-1055t-reviewed/5
http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/phenom-ii-x6-1090t_5.html
http://techreport.com/articles.x/18799/4

Fonte: http://www.gdhpress.com.br/blog/six-core-da-amd/

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�