quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

COMO DECIDIR QUAL PROFISSÃO SEGUIR?

Olá pessoal meu nome é Janderson Santuci, hoje vou falar sobre uma dúvida que me atormentou por anos e acredito que também atormente milhares de jovens e outros não tão jovens pelo mundo todo, que é a questão de qual profissão devo escolher pra minha vida.

Bom vamos lá.
Após alguns anos estudando e pesquisando sobre profissões cheguei a algumas conclusões.

Primeiro, Não adianta ficar perguntando para outras pessoas Qual profissão da mais dinheiro e qual tem mais campo de trabalho. Isso só faz você andar em circulo e não chegar a lugar nenhum.

A resposta que quase sempre eu recebi é: Você tem que fazer aquilo que gosta, por que só assim vai fazer muito bem feito e por consequencia terá muito serviço e clientes. Bom tá certo isso é verdade mesmo!

Porém isso inevitavelmente nos leva a outra pergunta. DO QUE EU GOSTO?
Só tem um jeito de descobrir isso, e é fazendo um pouco de cada coisa que você acha que gosta.

Vou dar um exemplo: Você acha que gosta de webdesign, então faça um site simples mesmo mas com um pouco de dedicação é claro né, pra não ficar mal feito e você pensar que não leva jeito para aquilo.
Quando você terminar vai poder avaliar se gostou da experiência, de lidar com as ferramentas e também do resultado final que é ver o site prontinho, agora você já sabe se gosta ou não disso e pode tomar uma decisão baseada em algo mais sólido e não na opnião de pessoas que não pensam como você.

Outro exemplo: Você acha que gosta de Autocad. Então faça uma planta baixa simples de uma casa. comece do zero mesmo. instale o programa (pode ser versão trial). Assista horas de video aulas no Youtube que é uma ótima ferramenta de aprendizado. Baixe umas apostilas e sem demora começe a conhecer as ferramentas. Não esqueça de estabelezer um prazo para cada coisa, como por exemplo: Nessa semana vou estudar sobre a barra de ferramentas e fazer um monte de desenhos no CAD para me familiarizar com o programa, afinal você passará muitas horas com ele.

Assim que conseguir alguma coisa como essa planta ou o desenho de uma peça de alguma maquina de usina por exemplo, você terá sentido na pele como é ser uma cadista e terá uma noção muito clara para decidir se é isso que você quer seguir.
Sem contar que durante o aprendizado e os exercícios você começa a se conhecer em relação a essa área e não vai precisar de opniões de terceiros por que vai ouvir a sua própria opnião.

Para ficar mais fácil de entender, e para que você não se perca no meio do processo, aqui vai alguns passos:

1- Mantenha-se calmo
Se você tiver extremamente ansioso, terá muita dificuldade de se dedicar no seu objetivo
Pense em alguém se está se afogando! Se a pessoal manter a calma vai poder olhar ao redor e pensar na melhor solução possível. Não deixe a pressão te dominar e te confundir. Mantenha a calma e podera tomar a melhor decisão!

2- Recupere o Foco
Para conseguir seu objetivo, é preciso focar nele.
Se vai estudar uma área, se isole no seu quarto, fique longe de tudo que te distraia, as vezes uma olhada no celular é suficiente para te lembrar que tem outra coisa que precisar fazer e ai a mente já começa a viajar a concentração já era.

3-Reuna o Material necessário
Assim como em um curso você preciso de um material didático, ainda que seja básico.
Como citei acima o youtube é uma fonte rica em informáções e tem quase tudo que se precisa.
O Site da Wikipédia pode tirar qualquer dúvida que você tenha sobre um termo técnico ou algo assim.
O site do Apostilando também tem uma enorme quantidade de apostilas gratuítas para baixar.
Esses são só alguns exemplos, a internet é um mar de informações sem fim, mas cuidado com os tubarões(vírus).

Uma dica muito útil é criar no seu computador uma pasta chamada PROFISSÕES e dentro dela criar outras pastas como o nome das profissões exemplo WEBDESIGN, CADISCA, CONCURSO PÚCLICO e por ai vai... ai dentro de cada pasta você separa os conteúdos por exemplo dentro da pasta Webdesign você cria outra pasta chamada VIDEOS e colocar lá as videos aulas que você baixou na internet depois cria outra pastas ainda dentro de Webdesign chamada APOSTILAS que vai guardando tudo que você baixou de material escrito nela. Ai é só repetir o processo nas outras pastas com nome das profissões.

Dessa maneira você se organiza e monta um pequeno banco de dados sobre as profissões que te enteressam e pode acrescentar tudo que você vai achando de enteressante e pode consultar sempre que quizer e precisar tirar suas duvidas sobre aquele assunto.

Agora que tudo está pronto, chegou a hora que você mostrar muita garra e dedicação.
Esse é um processo que pode ser um pouco demorado, mas pelo menos é verdadeiro e sólido e não vai te enganar, mas vai te esclarecer as coisas pra você mesmo.

Faça isso com as área que você gosta ou acha que gosta e no final terá como tirar suas conclusões e decidir finalmente Qual profissão você gosta!

Assim que der eu atualizo mais essa matéria.
Valew pessoal, grande abraço a todos.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�