terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Configurando uma interface em um roteador Cisco

Nesse artigo, pretendo mostrar como configurar uma interface serial em um roteador Cisco. Para começar, precisamos nos conectar ao roteador. Essa conexão pode ser feita por meio da porta de console, por meio de uma conexão via modem (porta AUX) ou por uma interface já configurada, (telnet) que não é o nosso caso. A conexão por uma porta de console se dá por meio de uma conexão física, onde um cabo rollover com extremidade RJ-45, deve ser conectado ao roteador, e a outra extremidade DB-9, no computador.

                                            Figura 1 - Montagem para acesso via console.

O computador no qual o roteador será acessado, deve ter um programa de emulação de terminal, configurado com porta COM correta, 9600 baud, 8 bits de dados, sem bit de paridade, 1 bit de parada e sem controle de fluxo. Feita a configuração no software de emulação de terminal, o roteador é inicializado. Após a inicialização, duas situações podem ser encontradas. Na primeira, o roteador pode já estar configurado. Você pode checar a configuração do roteador usando o comando:

router# show running-config

Esse comando mostra a configuração atual do roteador, que inclui a configuração das interfaces, protocolos de roteamento em uso, senhas, dentre outras coisas. Na segunda situação, o roteador não está configurado e o modo setup será iniciado. O modo setup é iniciado pois o roteador não encontrou nenhum configuração válida em sua memória, ou em algum servidor TFTP. Para sair do modo setup, digite Ctrl + C.

                                                       Figura 2 - Modo Setup

Para configurar a interface FastEthernet 0/0 insira os seguintes comandos, que serão comentados logo em seguida.

Router>enable

Router#configure terminal

Router(config)#interface fastethernet 0/0
Router(config-if)#ip address 192.168.0.1 255.255.255.0
Router(config-if)#no shutdown

Router>enable: O nível de permissão é "semelhante" ao linux, onde ">" sinaliza baixos privilégios. O comando "enable", acessa o EXEC privilegiado.

Router#configure terminal: entra no modo de configuração global, onde se encontram os comandos de configuração das interfaces.
Router#interface fastethernet 0/0: Acessa a interface fastethernet especificada.
Router#ip address 192.168.0.1 255.255.255.0: define a interface com IP 192.168.0.1 e com máscara de sub-rede 255.255.255.0.
Router#no shutdown: ativa a interface.

Bom, por enquanto é isso.

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Voc�