Com toda essa conversa a respeito dos consoles de video games da nova geração - e várias screenshots muito impressionantes circulando na web - os fãs de jogos de PC estão naturalmente imaginando se esses poderosos sistemas irão acabar com os jogos de computador.
Os recentes Xbox 360 e PS3 são baseados em DirectX9, no caso do 360 é "DirectX9 e um pouco mais". Mas o DirectX10 é uma nova fera totalmente diferente. É uma completa revisão da API, quase completamente reescrita e que requer um hardware substancialmente diferente daqueles que nós costumamos ver.
De início, vamos deixar claro algumas concepções rotuladas de forma errada. Durante o ano passado, a plataforma gráfica que chegará com o Windows Vista tem sido referenciada por diversos nomes. DirectXNext e Windows Graphics Foundation 2.0 são dois dos mais conhecidos. Os nomes estão mudando internamente na Microsoft, e parece que todos eles acabaram convergindo para DirectX10. Ao contrário de alguns relatos, ele será distribuído com o Vista juntamente com o DirectX 9.L, uma versão alterada do DX 9 para acomodar o novo modelo do driver LDDM utilizado pelo sistema operacional.
Directx10 inicia corrigindo aquilo que estava problemático nas versões anteriores, como alguns problemas de estabilidade e baixo desempenho e então, remove partes desnecessárias e antigas da API ( funções de transformação e iluminação = famoso T&L). O comportamento das placas baseadas em DX10 serão bem definidos, por isso os desenvolvedores podem obter a saída esperada de seus códigos sem nenhum "tweak" para corrigir as excentricidades das diferentes placas de vídeo de diferentes fabricantes.
A nova API também irá exigir novos recursos de hardware. O primeiro é a nova função de "shader geométrico", que opera não apenas sobre um único vértice como as unidades de shader atuais e sim, sobre todos os elementos primitivos: pontos, linhas, linhas com vértices adjacentes, triângulos e triângulos com vértices adjacentes. A gigantesca perda de desempenho imposta pelas diversas mudanças de estado devem se tornar coisa do passado.
Nossas VGA's atuais não vão rodar Dx10 de maneira alguma, nem emulado, já que a API foi reescrita com novas instruções(algumas delas reaproveitadas) que nada tem haver com o Dx9 que conhecemos atualmente.
Download: Directx9
Conclusão: Quando os jogos em DX10 chegarem, eles estarão em um nível de qualidade que a próxima geração de consoles (X360, PS3) não poderá chegar.
0 comentários:
Postar um comentário