Uma maneira de entender o que é Pixel Shader é dividir a palavra. O conceito de pixel já é amplo, mas vale a pena reforçar: é a menor parte de informação em uma imagem. Imagine uma imagem como uma grade retangular. Pois bem, os pixels são os pontos de encontros entre as linhas horizontais e verticais.
Quanto maior o número de pixels de uma imagem, maior é sua qualidade, pois um pixel representa uma parte minúscula da imagem e, portanto, não se destaca por si só, apenas como parte do conjunto.
Um shader é um conjunto de instruções para o processamento de efeitos de renderização em uma imagem tridimensional. Com um shader, as imagens são constantemente processadas, o que gera maior flexibilidade para programadores e maior qualidade de imagem para os jogadores.
Para exemplificar nada melhor do que ver a diferença:
Um pouco sobre as Placas Gráficas
É necessário ter um ótimo equipamento para o processamento desta tecnologia. A última versão do Pixel Shader (4.1) só é compatível com as placas Radeon R600 e R700 por enquanto. A versão anterior (4) é compatível com as placas Intel GMA X3100 e X3500, GeForce 8, 9 e 200, Mirage 4, e, claro, as placas da Radeon já citadas.
Isso significa que, à medida que a tecnologia Pixel Shader avança, as placas de vídeo precisam se adaptar. O nível de qualidade das placas compatíveis também indica a altíssima tecnologia investida neste processador.
Logo, os amantes de jogos com excelentes gráficos precisam acompanhar esta tecnologia, umas das responsáveis pelos efeitos monstruosos nos gráficos atuais.
0 comentários:
Postar um comentário